O Linhares Futebol Clube é um time da cidade de Linhares, região Norte do Espírito Santo, fundado em 16 de agosto de 2001, pelo ex-jogador e técnico, atual gestor, Adauto Menegussi. O clube, inicialmente, tinha uma forte ligação com as categorias de base, revelando jogadores para clubes de todo o Brasil e do exterior, pois surgiu da Escolinha de Futebol Companhia de Craque.
Vestindo um uniforme verde claro com faixas pretas na lateral, homenageando as cores da escolinha de origem, o clube disputou pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Capixaba, em 2004. No ano seguinte (2005), o Linhares mudou as cores para azul e branco, igual a bandeira de sua cidade, e garantiu seu lugar na elite do futebol do Espírito Santo.
Em 2007, o ano foi histórico para o time do interior do Espírito Santo. A competição que parecia perdida no primeiro turno, teve reviravolta para o Linhares, que ganhou seu primeiro título do Capixabão, além da vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2007, e na Copa do Brasil de 2008.
Em 2010, o Linhares disputou a Copa Espírito Santo, realizando uma boa campanha, porém finalizou a competição nas semifinais. Em 2011 e 2014 o clube chegou às finais, levando para casa os troféus de vice-campeão. No ano de 2017, o clube foi rebaixado à segunda divisão do Estadual Capixaba sem ganhar nenhum ponto, abrindo mão de participar do Capixabão Série B de 2018.
É importante lembrar que, o Linhares Futebol Clube não possui nenhuma ligação com o extinto Linhares Esporte Clube tetracampeão capixaba na década de 90.
UMA ESTRELA QUE NÃO PARA DE BRILHAR
EU SOU LINHARES, PODE ATÉ O MUNDO ACABAR PAIXÃO E EMOÇÃO, NO MEU CORAÇÃO, UM ETERNO CAMPEÃO
NO CAMPO LEVA À LOUCURA,
A SUA TORCIDA FIEL, MORA AQUI NO MEU PEITO,
AZUL E BRANCO, COMO A NUVEM NO CÉU
LINHARES É RAÇA, NASCEU COM UNIÃO, LINHARES ÉS A MINHA ALEGRIA,
ÉS MEU ORGULHO, UM ETERNO CAMPEÃO, LINHARES TESOURO DE UM POVO LUTADOR, LINHARES DE CONQUISTAS E DE GLÓRIAS,
ÉS NA DERROTA, NA VITORIA, O MEU AMOR
UMA ESTRELA QUE NÃO PARA DE BRILHAR
EU SOU LINHARES, PODE ATÉ O MUNDO ACABAR PAIXÃO E EMOÇÃO, NO MEU CORAÇÃO, UM ETERNO CAMPEÃO
NO CAMPO LEVA À LOUCURA,
A SUA TORCIDA FIEL, MORA AQUI NO MEU PEITO,
AZUL E BRANCO, COMO A NUVEM NO CÉU
LINHARES É RAÇA, NASCEU COM UNIÃO, LINHARES ÉS A MINHA ALEGRIA,
ÉS MEU ORGULHO, UM ETERNO CAMPEÃO, LINHARES TESOURO DE UM POVO LUTADOR, LINHARES DE CONQUISTAS E DE GLÓRIAS,
ÉS NA DERROTA, NA VITORIA, O MEU AMOR
(3x)
Campeonato Capixaba Série A (2007)
Campeão Capixaba Sub-17 (2008)
Campeão Capixaba Sub-15 (2012 e 2014)
Campeão Capixaba Sub-17 (2008 e 2010)
Campeão Capixaba 14/15 (2011)
2001
– Surge o Linhares Futebol Clube, no dia 16 de agosto de 2001, no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, criado pelo ex-jogador Adauto Menegussi, presidente do clube.
2004
– Primeira participação no Campeonato Capixaba Série B, ainda vestindo verde e preto, cores da Escolinha de Futebol Companhia de Craque, que deu origem ao clube.
2005
– Vice-campeão do Campeonato Capixaba Série B e acesso garantido para disputar a elite do futebol capixaba pela primeira vez no ano seguinte. Já vestindo as cores azul e branca, em referência à bandeira do município, o Linhares FC perdeu os dois jogos da final contra o Rio Branco, por 1 a 0 e 3 a 0.
2007
Foto: Rádio Gaúcha (Linhares x Juventude)
– Campeão do Campeonato Capixaba, superando o Jaguaré na final, por 1 a 0, com gol de Diego.
– Disputa a Série C do Campeonato Brasileiro pela primeira vez e consegue passar da primeira fase de grupos, na chave que tinha Coruripe-AL, Atlético de Alagoinhas-BA e Poções-BA. Mas não resiste à segunda fase de grupos, ficando de fora de zona de classificação na chave com Bahia-BA, Nacional de Patos-PB e Atlético Cajazeirense-PB.
2008
– Disputa a Copa do Brasil é eliminado nos pênaltis para o Juventude-RS, depois de dois empates em 0 a 0.
– Joga a Série C do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, herdando a vaga do Rio Bananal, vice-campeão capixaba que desistiu da disputa. Diferentemente do ano anterior, porém, a “Coruja Azul” fica na primeira fase, com a última posição do Grupo 12, que tinha Guaratinguetá-SP, Boavista-RJ e Macaé-RJ.
2011
– Vice-campeão capixaba, diante do São Mateus, com empate em 1 a 1 e derrota por 2 a 0.
2014
Foto: Vitor Jubini/A Gazeta
– Novamente vice-campeão capixaba, desta vez na final contra o Estrela do norte, com derrota por 1 a 0.
2017
– Rebaixado para a segunda divisão estadual, com a pior campanha do Capixabão daquele ano.
2019
Foto: Vinicius Antunes
– Vice-campeão do Campeonato Capixaba Série B, conquistando novo acesso. Perdeu a final para o São Mateus nos pênaltis (4 a 2), depois de vencer a ida por 1 a 0 e perder o jogo da volta por 2 a 1.
2020
– Rebaixado para a segunda divisão do futebol capixaba, novamente sendo lanterna do Capixabão.