Ex-presidente do TJD-ES, capixaba Eduardo Ramos entra para comissão do STJD

24 de julho de 2024

Foto: Arquivo pessoal

Ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), Eduardo Xible Salles Ramos vai atuar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Ele tomou posse nesta quarta-feira (24) como um dos cinco auditores da Comissão Disciplinar de Julgamento, responsável pelo julgamento em primeira instância das competições nacionais.

Segundo dados do STJD, Eduardo se torna o primeiro capixaba a exercer a função de auditor no órgão. Antes dele, Marco Aurélio Gobetti, que foi o primeiro capixaba a entrar na corte, atuou como procurador, entre 2020 e 2021.

Natural de Colatina, Eduardo é advogado e contador, mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais e pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas e em Direito Eleitoral, e atualmente é juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

Eduardo atuou por 13 anos no TJD-ES, onde foi procurador de Justiça Desportiva, de 2010 a 2015, auditor do Pleno, de 2015 a 2023, e presidente, de 2020 a meados de 2023, quando deixou o cargo, hoje ocupado por Felipe Morais Matta.

Com sede no Rio de Janeiro-RJ, o STJD é um órgão autônomo e a entidade máxima da justiça brasileira desportiva no futebol. Suas comissões atuam no julgamento das ocorrências em competições interestaduais e nacionais promovidas, organizadas ou autorizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e em partidas e competições internacionais amistosas. A nomeação de Eduardo se deu por indicação do Pleno do STJD.

“Primeiramente, é importante registrar que não se trata de uma conquista pessoal, mas sim de reconhecimento do trabalho de vários personagens que atuam ou atuaram na Justiça Desportiva capixaba, visando o desenvolvimento do desporto. Além disso, a indicação mostra a competência e credibilidade do Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, que foi peça fundamental nesse processo. A indicação é uma importante ferramenta de representatividade e comprova a evolução e organização do futebol capixaba”, afirma Eduardo.

“Representar o Espírito Santo no STJD é motivo de orgulho e de muita responsabilidade. Trabalharei incansavelmente em busca da justiça, da igualdade e da representatividade. O Espírito Santo é um grande celeiro de atletas e juristas e merece um lugar cativo na mais alta corte do esporte nacional”, emenda.

Eduardo também avalia a atuação do STJD e se diz preparado para o novo desafio na carreira.

“O STJD tem exercido função primordial na promoção da ética, da moralidade, da estabilidade das competições e do espírito esportivo (fair play). Tenho certeza de que a nova gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido até agora e espero contribuir para esse avanço, dentro de minhas atribuições legais”, conclui.


Próximos jogos

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES Sub 11 - Semifinal
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES Sub 11 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Feminino Sub 17 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 17 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 15 - Final
Robertão, Serra

Copa ES Sub 13 - Semifinal
Campo do Caxias, Vitória