Próximo de completar 85 anos, Caxias EC prioriza a base e realiza obras em sua sede em Vitória

16 de abril de 2025

Fotos: Henrique Montovanelli/FES e Divulgação/Caxias 

Perto de completar 85 anos, o tradicional Caxias Esporte Clube vem dando uma repaginada na sua estrutura. A sede do clube militar, que fica no bairro Itararé, em Vitória, tem novas instalações e está cada vez mais bonita e atrativa para seus sócios e atletas.

Desde que assumiu a presidência do clube, Aloir Rocha Neves, que é capitão da reserva da Polícia Militar, vem trabalhando para a melhoria do clube. De lá para cá, foram construídos dois campos society, novas salas administrativas e uma linda sala de troféu. Além disso, outras áreas passaram por reformas.

O clube atualmente conta com 710 sócios, todos militares ou parentes de militares, e cerca de 120 atletas em suas categorias de base, do sub-10 ao sub-17.

“Quando assumimos em 2019, percebemos a necessidade de reestruturar o clube. Então, começamos a trabalhar, passando por uma reestruturação de campo de futebol, de piscina, salão de festas, da nossa área externa, e a construção de dois campos society, para dar uma melhor qualidade de treinamento para os atletas. E hoje estamos em obras, construindo um restaurante, uma parte de um novo bar e, possivelmente, quem sabe, uma sala de fisioterapia. Também temos o projeto de montarmos uma academia”, explica Aloir.

O presidente também fala com orgulho da sala de troféus, que foi inaugurada em dezembro de 2022 e que fica aberta à visitação, de segunda a sexta-feira.

“Troféu é história, né? Então a gente procurou resgatar essa história do clube, agregando esses troféus todos num espaço. Fizemos uma sala bem equipada, climatizada, onde nossos visitantes podem ter acesso e visitarem a história do clube. Então, esse é o objetivo principal, realmente as pessoas conhecerem a história do Caxias Esporte Clube”, afirma.

Fundado em 6 de setembro de 1940 por policiais e bombeiros militares, o Caxias EC foi campeão capixaba, em 1944, e campeão da Taça Cidade de Vitória, em 1970, e essas duas taças são as principais atrações da sala de troféus. Além delas, o espaço conta com várias taças de campeonatos de base.

O clube rubro-negro não disputa competições profissionais desde a Série B do Campeonato Capixaba de 2009, mas não descarta uma volta no futuro.

“Para que a gente consiga montar uma estrutura para disputar uma segunda divisão profissional, a gente precisa primeiro reestruturar a casa, que é o que estamos fazendo, e depois buscar parceiros para que a gente consiga pôr o Caxias novamente no cenário do futebol capixaba profissional. Isso tem um custo e ele é alto, então hoje a gente só consegue estar subsidiando a nossa base”, explica Aloir.

Até lá, o foco continuará sendo nas categorias de base, onde o Caxias EC é muito atuante. O time está disputando os Estaduais Sub-15 e Sub-17, neste momento, e pretende participar novamente dos Estadual Sub-11, do Estadual Sub-13 e das Copas ES Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, neste ano.

“Quero parabenizar o meu amigo Gustavo Vieira (presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo), que é nosso parceiro. Acho que o caminho é esse, fortalecermos a nossa base. Não tínhamos o Sub-11 e o Sub-13. Acredito que de uns três anos para cá a gente tem essas categorias, e isso só fortalece o nosso futebol capixaba”, conclui.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20
Estadio Pedro Maria Nelli, Serra

Estadual Sub 20
Estádio Santa Maria, Marechal Floriano

Estadual Sub 15
Robertão, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Palmeiras, Cariacica

Estadual Sub 17
Robertão, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Palmeiras, Cariacica

Estadual Sub 17
Campo do MEC, Serra