Próximo de completar 85 anos, Caxias EC prioriza a base e realiza obras em sua sede em Vitória
Fotos: Henrique Montovanelli/FES e Divulgação/Caxias
Perto de completar 85 anos, o tradicional Caxias Esporte Clube vem dando uma repaginada na sua estrutura. A sede do clube militar, que fica no bairro Itararé, em Vitória, tem novas instalações e está cada vez mais bonita e atrativa para seus sócios e atletas.
Desde que assumiu a presidência do clube, Aloir Rocha Neves, que é capitão da reserva da Polícia Militar, vem trabalhando para a melhoria do clube. De lá para cá, foram construídos dois campos society, novas salas administrativas e uma linda sala de troféu. Além disso, outras áreas passaram por reformas.
O clube atualmente conta com 710 sócios, todos militares ou parentes de militares, e cerca de 120 atletas em suas categorias de base, do sub-10 ao sub-17.
“Quando assumimos em 2019, percebemos a necessidade de reestruturar o clube. Então, começamos a trabalhar, passando por uma reestruturação de campo de futebol, de piscina, salão de festas, da nossa área externa, e a construção de dois campos society, para dar uma melhor qualidade de treinamento para os atletas. E hoje estamos em obras, construindo um restaurante, uma parte de um novo bar e, possivelmente, quem sabe, uma sala de fisioterapia. Também temos o projeto de montarmos uma academia”, explica Aloir.
O presidente também fala com orgulho da sala de troféus, que foi inaugurada em dezembro de 2022 e que fica aberta à visitação, de segunda a sexta-feira.
“Troféu é história, né? Então a gente procurou resgatar essa história do clube, agregando esses troféus todos num espaço. Fizemos uma sala bem equipada, climatizada, onde nossos visitantes podem ter acesso e visitarem a história do clube. Então, esse é o objetivo principal, realmente as pessoas conhecerem a história do Caxias Esporte Clube”, afirma.
Fundado em 6 de setembro de 1940 por policiais e bombeiros militares, o Caxias EC foi campeão capixaba, em 1944, e campeão da Taça Cidade de Vitória, em 1970, e essas duas taças são as principais atrações da sala de troféus. Além delas, o espaço conta com várias taças de campeonatos de base.
O clube rubro-negro não disputa competições profissionais desde a Série B do Campeonato Capixaba de 2009, mas não descarta uma volta no futuro.
“Para que a gente consiga montar uma estrutura para disputar uma segunda divisão profissional, a gente precisa primeiro reestruturar a casa, que é o que estamos fazendo, e depois buscar parceiros para que a gente consiga pôr o Caxias novamente no cenário do futebol capixaba profissional. Isso tem um custo e ele é alto, então hoje a gente só consegue estar subsidiando a nossa base”, explica Aloir.
Até lá, o foco continuará sendo nas categorias de base, onde o Caxias EC é muito atuante. O time está disputando os Estaduais Sub-15 e Sub-17, neste momento, e pretende participar novamente dos Estadual Sub-11, do Estadual Sub-13 e das Copas ES Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, neste ano.
“Quero parabenizar o meu amigo Gustavo Vieira (presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo), que é nosso parceiro. Acho que o caminho é esse, fortalecermos a nossa base. Não tínhamos o Sub-11 e o Sub-13. Acredito que de uns três anos para cá a gente tem essas categorias, e isso só fortalece o nosso futebol capixaba”, conclui.