FES finaliza pré-temporada da arbitragem de três dias no 38º BI
Fotos: Henrique Montovanelli/FES
A temporada 2024 do futebol capixaba está prestes a começar. E não apenas os atletas estão preparados para as competições do ano, mas a arbitragem também. Durante três dias, vinte árbitros e vinte assistentes de arbitragem participaram de pré-temporada organizada pela Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
O evento ocorreu em tempo integral, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, em Vila Velha, com atividades em campo e em sala de aula. Participaram da pré-temporada apenas os árbitros e assistentes aprovados nas provas físicas e teóricas que aconteceram no último dia 06, na UFES.
Gerente técnico de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de instrutor FIFA e CBF, o ex-árbitro Giulliano Bozzano foi o convidado para tratar sobre temas como “controle de jogo”, “impedimento”, “disputas”, “mãos”, “faltas táticas”, entre outros.
Novo presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes também lecionou para os participantes e comandou as atividades físicas e práticas no campo de futebol, ao lado de Bozzano e dos outros instrutores da FES. As atividades com bola contaram com as participações de jogadores das categorias de base do Vilavelhense Futebol Clube.
O evento também teve palestras da nutricionista Pollyana Freitas e do auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) Gabriel Carvalho, que falaram, respectivamente, sobre nutrição esportiva e direito desportivo.
“As atividades tiveram caráter prático, teórico e técnico, de forma que o árbitros puderam fazer simulações de situações de jogo. A pré-temporada tem extrema importância, especialmente na questão de alinhamento, nós recebemos instruções da FIFA e da CBF e repassamos para nossos árbitros”, explicou Marcos André.
“A CBF vem acompanhando e veio participar a pedido da FES, para trocar experiências e acompanhar a evolução do quadro de árbitros do Espírito Santo. A gente veio auxiliar o staff da arbitragem em campo e ficar responsável pela parte das aulas, com temas que são recorrentes dentro do campo de jogo. Pude perceber que houve uma renovação muito grande no quadro da FES, com árbitros com biotipo muito adequado, árbitros atléticos, com grande capacidade cardiorrespiratória, capacidade de adaptação em campo e excelente técnica”, elogiou Bozzano.
Presidente da FES, Gustavo Vieira também esteve presente para passar informações sobre as competições e sobre o trabalho da entidade, também desejando sucesso na temporada.
“É um investimento alto e contínuo na arbitragem, visando também uma renovação no nosso quadro. Nossa média de idade na arbitragem era de 35 anos e, em menos de dois anos, conseguimos baixar para 31 anos. Então, está acontecendo uma renovação, jovens valores estão surgindo a cada ano e sendo aproveitados. A pré-temporada faz parte de uma política nacional de padronização da arbitragem. Giulliano Bozzano foi um árbitro renomado, hoje é um instrutor renomado e veio passar aqui o que há de mais atual em termos de regras, visões e comportamentos para que a gente possa aplicar”, afirmou Gustavo.
A Comissão de Arbitragem da FES agradece ao 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, especialmente ao Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira, pelo espaço utilizado, com excelente estrutura, e pela excelente recepção durante os três dias no local. Também agradece ao Vilavelhense Futebol Clube, que cedeu jogadores de suas categorias de base para os exercícios práticos com bola.