Com mais jogos e valendo vaga para o Brasileiro, Estadual Feminino tem início no domingo (18)

16 de junho de 2023

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), a competição mais importante do futebol feminino capixaba vai começar. Com mais jogos neste ano e valendo vaga para a Série A3 do Campeonato Brasileiro, o Estadual Feminino tem início neste domingo (18) com as quatro partidas da 1ª rodada.

EC São Geraldo recebe o Guarapariense em seu campo na Serra, às 15h. No mesmo horário e no mesmo município, FC Estadual e Serra medem forças no estádio Robertão.

Em Viana, a bola também rola às 15h para Vila Nova FC e Harpia FC, no estádio Arlindo Villaschi. Um pouco depois, às 15h30, Vilavelhense e Prosperidade jogam no estádio Manoel de Araújo Oliveira, em Vila Velha.

Serão realizadas mais partidas neste ano do que nas edições anteriores, uma vez que os oito times participantes estão na mesma chave e jogam entre si em turno único, com um total de sete rodadas na primeira fase. Em 2022 e 2012, por exemplo, as equipes jogaram no máximo quatro partidas na primeira fase. Assim, em 2023 serão 34 jogos disputados durante toda a competição, contando com as semifinais e finais, mais do que em 2022, que teve 26 jogos, e 2021, que teve 29.

O Vila Nova FC é o maior campeão capixaba feminino, com oito títulos, sendo sete consecutivos, e enfrentou o Prosperidade na final das últimas três edições. Os representantes dos dois clubes comentam o novo formato e falam da expectativa para a disputa.

“Esse novo formato ficou excelente pois teremos mais jogos, isso dará as equipes e atletas mais oportunidades de alavancar o futebol feminino em nosso Estado. Tenho observado as equipes se fortalecendo mais, treinando, algo que nos anos anteriores não tínhamos com frequência, isso eleva o nível técnico e tático das equipes. Com isso, podem esperar uma competição de nível muito alto, com grandes jogos e muito talento em jogo”, acredita Luciano Tadino, presidente e técnico do Vila Nova FC.

“É importante termos esse calendário maior, porém precisamos de uma atenção maior na parte financeira. Acho que todas as equipes vêm forte na disputa, pelo que podemos acompanhar nas redes sociais todas estão se preparando ao máximo e será um campeonato bem disputado. A preparação tem sido intensa, estamos há três meses trabalhando bastante para brigar pelo título”, afirma o presidente do Prosperidade, Douglas Marin.

O Estadual Feminino e os Estaduais Sub-15 e Sub-17 deste ano contam com recursos de Termo de Fomento, de autoria do senador Marcos Do Val, no valor total de R$ 250 mil, via Ministério do Esporte, para pagamento de arbitragem, coletes, bola, medalhas e troféu.

*A entrada é gratuita para todos os jogos dessas competições.

Estadual Feminino – 1ª Rodada

– Vila Nova FC x Harpia FC (18/06, 15h, Arlindo Villaschi, Viana)

– EC São Geraldo x Guarapariense (18/06, 15h, Campo do São Geraldo, Serra)

– FC Estadual x Serra (18/06, 15h, Robertão, Serra)

– Vilavelhense x Prosperidade (18/06, 15h, Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha)


Próximos jogos

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Feminino - Semifinal
Campo do A.A. Aliança - B. Aeroporto, Guarapari

Copa ES - 2ª Fase
Kleber Andrade, Cariacica

Copa ES - 2ª Fase
Joaquim Alves de Souza, Barra de São Francisco

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Feminino - Semifinal
Estádio Humberto Scaramussa, Vargem Alta

Copa ES - 2ª Fase
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Feminino - Semifinal
Estádio Arlindo Villaschi, Viana