Comissão de Arbitragem da FES implementa mais uma atividade para preparação de árbitros e assistentes  

9 de fevereiro de 2023

 

Foto: Henrique Montovanelli/FES

A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (CA-FES) acrescentou mais um evento ao calendário de preparação de árbitros e assistentes ao longo da temporada. Trata-se da Atividade Prática Continuada, realizada pela primeira vez na noite de quarta-feira (08), no campo da Curva da Jurema, em Vitória.

A atividade é uma recomendação da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CA-CBF) e tem o objetivo de realizar treinos práticos para manutenção da preparação física e técnica da arbitragem. A primeira ocorreu durante treino da equipe Sub-20 do Vitória FC, com 30 árbitros e assistentes executando as movimentações e aplicando as regras do jogo.

Segundo o vice-presidente da CA-FES, Marcos André Gomes, a Atividade Prática Continuada acontecerá mensalmente, juntando-se, assim, a outros eventos como pré-temporada e testes e provas físicas e teóricas.

“O intuito é colocar os árbitros na prática do campo, treinar com eles situações de jogo que a gente identifica, ao longo dos campeonatos, pequenos ajustes que podem ser feitos. Para isso, a gente convida equipes de futebol de base ou amador, que treine pela região da Grande Vitória”, explica Marcos André.

“A CBF tem orientado as federações para cada vez mais utilizar atividades práticas no campo de jogo, para sair da sala de aula e trazer o árbitro para o local de trabalho dele. Então, a partir deste ano a FES está implementando essa atividade para estar alinhada com a CBF, com o que ela solicita, e dar ao árbitro essa prática”, conclui.

A Comissão de Arbitragem da FES agradece ao Vitória Futebol Clube, especialmente aos jogadores do Sub-20 e ao coordenador das categorias de base Cosme Eduardo, pela disponibilidade para a atividade.

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória