Com participação de 18 clubes, Estadual Sub-20 tem fórmula de disputa e chaves definidas

17 de fevereiro de 2023

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) realizou, na tarde desta sexta-feira (17), novo arbitral sobre o Estadual Sub-20 deste ano, competição classificatória para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. A reunião remota aconteceu com representantes dos clubes que confirmaram participação na competição para definição da fórmula.

Além dos 10 clubes que disputam a Série A do Campeonato Capixaba (Atlético Itapemirim, Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco AC, Serra, Vilavelhense e Vitória), cuja participação é obrigatória, outras oito equipes também entraram na disputa (Aster Brasil, CTE Colatina, G.E.L., Pinheiros, Rio Branco FC, São Mateus, SC Brasil Capixaba e SC Capixaba) e agora precisam, obrigatoriamente, jogar a Série B do Campeonato Capixaba deste ano.

Os clubes aprovaram a proposta de fórmula de disputa apresentada pela FES. Na primeira fase, os 18 times foram divididos em três chaves com seis equipes em cada, com turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam na competição. A segunda fase (quartas de final), a terceira fase (semifinal) e a final serão disputadas com jogos de ida e volta.

O critério geográfico foi o primeiro a ser considerado para a formulação das chaves, que foram completadas por sorteio entre as equipes da região da Grande Vitória.

A competição tem data prevista para início em 18 de março, e a tabela e o regulamento serão publicados no site da FES a partir da próxima semana. Para a realização da competição, a FES garante o fornecimento de bolas para os jogos, coletes para treinamento das equipes e o pagamento das taxas de arbitragem.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, agradeceu e parabenizou os clubes pela alta adesão: “Parabéns a todos vocês pela participação. Estamos felizes em ver 18 clubes participando do Estadual Sub-20. A gente está vendo um interesse maior a cada ano das equipes, nas competições de base”.

O Aster Brasil é o atual bicampeão estadual Sub-20, depois de superar o Porto Vitória na final do ano passado. As duas equipes representaram o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

CHAVE NORTE

CTE Colatina

Nova Venécia

Pinheiros

Porto Vitória*

Real Noroeste

São Matheus

CHAVE CENTRO

Aster Brasil

G.E.L.

SC Capixaba

Serra

Vilavelhense

Vitória

CHAVE SUL

Atlético Itapemirim

Desportiva Ferroviária*

Estrela do Norte

Rio Branco AC*

Rio Branco FC

SC Brasil Capixaba*

*Entraram por sorteio

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia