Prêmio Sou do Esporte: FES fica em 2º lugar no quesito governança, entre as federações de futebol

30 de janeiro de 2023

Entre as 27 federações de futebol do Brasil, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) foi eleita a segunda melhor no quesito Governança, pelo Prêmio Sou do Esporte, dedicado às gestões esportivas. O presidente da FES, Gustavo Vieira, recebeu o troféu na última sexta-feira (27), em São Paulo (SP), na cerimônia transmitida ao vivo pelo canal BandSports.

A FES concorreu com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que ficou com o primeiro lugar. Em sua sétima edição, o prêmio nacional analisou pela primeira vez as federações de futebol e somente a FES e a FPF atenderam a todos os requisitos avaliados pelo Instituto Sou do Esporte.

A associação sem fins lucrativos leva em consideração cinco vetores para a análise da boa governança: transparência, prestação de contas, integridade institucional, equidade e modernização. O Sou do Esporte é o único prêmio da América Latina que avalia a governança no esporte.

Ao lado do senador Carlos Portinho e do vice-presidente da FPF, Mauro Silva, Gustavo falou sobre a gestão da FES: “A gente vem à frente da federação desde 2015 e nossa primeira ação foi o estabelecimento de um programa de integridade. Entendemos que a federação é uma agência de desenvolvimento do futebol, então implementamos boas práticas de governança para mudar a nossa imagem, objetivando trazer recursos para financiar o nosso futebol”.

“Com isso, conseguimos avançar no ranking da CBF, recuperamos vagas nacionais, nossas competições se tornaram mais interessantes, mais investidores vieram. A gente se especializou na captação de recursos públicos para o futebol, trabalhamos com emendas federais. Executamos inúmeros projetos de lei de incentivo federal, tivemos a aprovação da lei estadual de incentivo ao esporte. Estamos avançando em competições nacionais. Então, a gente está criando ambiência para atrair novos investidores, fortalecendo sempre nossos clubes”, emendou.

Ao receber o prêmio, Gustavo agradeceu e parabenizou a iniciativa do Instituto Sou do Esporte: “É um prêmio muito importante. É uma métrica para o futebol, que vai elevar o nível das federações. Fico muito honrado de receber esse prêmio em nome do meu estado e da nossa federação, que vem galgando posições. É um projeto a longo prazo, mas os passos estão sendo dado e os resultados estão acontecendo”.

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus