FES se destaca em prêmio nacional de gestão esportiva

25 de janeiro de 2023

O Instituto Sou do Esporte indicou a Federação entre as com melhores práticas no quesito Governança. Premiação acontece nesta sexta (27), ao vivo, pela BandSports.

A gestão da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) ganha mais uma vez destaque nacional. Nesta sexta-feira (27), às 20h15, com transmissão ao vivo no canal BandSports, a instituição capixaba concorre ao Prêmio Sou do Esporte na modalidade Governança entre federações de futebol do país.

Das 27 federações brasileiras, apenas a capixaba e a paulista atenderam a todos os requisitos avaliados pelo Instituto Sou do Esporte, que considerou práticas de boa Governança, como explica sua presidente, Fabiana Bentes.

“Tem cinco vetores nessa análise: transparência, prestação de contas, integridade institucional, equidade e modernização. A gente não fala que vai analisar a governança, a gente entra no site de cada uma, vê qual acesso que qualquer cidadão pode ter para observar estatuto, prestação de contas e todas essas questões, e faz uma verificação com pontuação. Isso é governança. Esse relatório é entregue depois da premiação”, esclarece.

“A gente vem para reconhecer essas entidades e colocá-las como case. O que aconteceu no movimento olímpico foi muito interessante porque as confederações começaram a se falar e a pedir, para as vencedoras, as boas práticas para ir melhorando sua governança. É um reconhecimento de quem está fazendo o certo”, conclui.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, estará presente na cerimônia e acredita que a indicação ao prêmio nacional é um indicativo consistente sobra as boas práticas da entidade e o modelo de gestão adotado pela FES.

“A indicação vem agregar e reconhecer o trabalho que vem sendo realizado. Podemos destacar, por exemplo, que somente a FES e a Federação Paulista são certificadas junto ao Ministério da Cidadania para realização de convênios em parceira Governo Federal, o que é um importante diferencial de gestão”, conta Vieira.

O que é o Prêmio Sou do Esporte?

Abrangendo modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas, o prêmio é realizado pelo Instituto Sou do Esporte e chega à 7ª edição, que será totalmente dedicada ao tema governança. Esta é a primeira vez que a ONG avalia as federações de futebol.

 7º Prêmio Sou do Esporte

Quando: sexta-feira (27/01)
Horário: 20h15
Transmissão: BandSports

 


Próximos jogos

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
Robertão, Serra

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia