Estaduais Sub-11 e Sub-13 voltam ao calendário do futebol capixaba e começam em outubro

23 de setembro de 2022

 

A última edição do Estadual Sub-13 aconteceu em 2012, quando o EC Capixaba foi campeão. O Estadual Sub-11 não era realizado desde 2010, ano que teve título da Desportiva.

Assim como as Copas Espírito Santo Sub-15 e Sub-17, que estão em andamento, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) promove, nesta temporada, o retorno de outras duas competições importantes para as categorias de base. São os Estaduais Sub-11 e Sub-13, que começam no dia 08 de outubro e terminam em 25 de novembro.

Seis clubes disputam os dois campeonatos: Aster Brasil, Caxias EC, Doze FC, Porto Vitória, Tupy e Vilavelhense. A FES publicou a tabela e o regulamento na última quinta-feira (22).

Na primeira fase, as mesmas equipes se enfrentam nas duas categorias no mesmo dia e local, com as partidas acontecendo em sequência com entrada gratuita para o público. Nesta fase, todos os times se enfrentam em turno único e os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, a serem disputadas em jogos de ida e volta. A final terá jogo único.

As partidas da primeira rodada serão entre Caxias EC e Porto Vitória, Tupy e Vilavelhense, e Aster Brasil e Doze FC.

Considerando a idade dos atletas e a formação dos mesmos, os regulamentos preveem cláusulas específicas. No Sub-11, os jogos terão duração de 40 minutos, com dois tempos de 20 minutos e intervalo de 10 minutos. No Sub-13, as partidas duram 50 minutos, com 25 minutos em cada tempo, também com 10 minutos de intervalo.

Nas duas categorias serão permitidas 10 substituições, realizadas em no máximo cinco paradas. Também haverá substituição disciplinar, quando o jogador for punido com cartão amarelo.

A última edição do Estadual Sub-13 aconteceu em 2012, quando o EC Capixaba foi campeão. O Estadual Sub-11 não era realizado desde 2010, ano que teve título da Desportiva. O retorno das competições está sendo celebrado.

“A melhor notícia que a Federação deu foi o Estadual Sub-11 e Sub-13, não tem coisa melhor para a formação. Há muitos anos que não tinha, então essa foi a maior vitória. Então a Federação está de parabéns, o Gustavo Vieira (presidente da FES) faz um trabalho muito bom”, afirma o presidente do Doze FC, Israel Levi.

Confira a tabela e o regulamento das competições 

 

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória