Interligas 2022 tem 11 equipes e início previsto para maio
Fotos: Wagner Chaló e Henrique Montovanelli
Com organização da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e com recursos de emendas estaduais dos deputados Danilo Bahiense, Freitas e Dr. Hercules, a Interligas 2022 teve seu formato definido em arbitral na última quinta-feira (24). A importante competição de futebol amador do Espírito Santo terá participação de 11 equipes e está prevista para começar no dia 14 de maio.
A Liga Cariaciquense de Desportos (LICADES) terá a maior representatividade, com seis equipes participantes: União FC, Santa Cruz FC, FC Furação, União EC, 7 de Setembro e Democrata FC.
Quatro times são da Liga de Desportos da Serra (LDS): Cruz de Ouro, Parma FC, Colina FC e Real Vila. E uma equipe é vinculada à Liga da Desportos Amadora da Linhares (LIDAL): AA Santa Cruz.
A FES, que vai arcar com despesas de taxas de arbitragem e com fornecimento de bolas, publicará a tabela e o regulamento em seu site até o dia 08 de abril, mas a fórmula de disputa está definida.
Na primeira fase, as 11 equipes jogam entre si, em turno único, e as oito melhores avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. O título será decidido em final única, em local a ser escolhido pela FES. O campeão recebe R$ 7 mil de premiação, e o vice-campeão fica com R$ 3 mil.
“A gente acredita que será um bom campeonato. Tudo o que vem para o futebol amador é importante, porque os diretores de clubes amadores lutam com muitas dificuldades. Esse apoio que a FES vem dando, então, é muito importante e um grande avanço”, afirma Cícero Ribeiro, presidente da LDS.
No ano passado, o União EC sagrou-se bicampeão da Interligas ao vencer o Parma FC por 2 a 0, no estádio Engenheiro Araripe.