Dois árbitros capixabas participam de curso de VAR da CBF

9 de março de 2022

Arthur Gomes Rabelo e Dyorgines José Padovani estão participando do novo curso sobre o árbitro assistente de vídeo (VAR), em Águas de Lindóia (SP).

Árbitros do quadro da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Arthur Gomes Rabelo e Dyorgines José Padovani estão participando do novo curso sobre o árbitro assistente de vídeo (VAR), em Águas de Lindóia (SP). O convite foi feito pela Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Nas atividades, Arthur exercerá a função de árbitro, enquanto Dyorgines a posição de AVAR. Os capixabas estão na turma 28, com início nesta quarta-feira (09) e término no próximo dia 17. Ex-árbitro e vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes também foi convidado como instrutor de arbitragem para atividades em outra turma, entre os dias 17 e 25 de março.

“Com as novas diretrizes da função, aprenderemos mais sobre a tecnologia, metodologia de uso da ferramenta e linhas de intervenção do VAR. Ou seja, usar o instrumento em erros claros e óbvios que aconteçam dentro de campo”, afirma Dyorgines, que já atuou em diversos jogos nacionais como árbitro de vídeo.

“É preciso que o árbitro tenha um ótimo conhecimento das regras do jogo, das ferramentas e do protocolo do VAR e ter tranquilidade na cabine na hora em que os lances acontecem para poder decidir com clareza e certeza”, ensina o árbitro, de 42 anos.

Arthur está em seu segundo curso sobre a tecnologia e é grato pela oportunidade na carreira, aos 30 anos: “Vejo como uma oportunidade única, de crescimento, mostra todo o trabalho que a gente tem feito, o fruto que a gente vem colhendo. O curso VAR hoje é importantíssimo para a manutenção da carreira do árbitro que tem pretensões de apitar competições maiores”.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia