FES permanece na 22ª posição do ranking da CBF e garante manutenção das duas vagas na Copa do Brasil

17 de dezembro de 2021

Foto: Raphael Brozeguin i/ Rio Branco Atlético Clube

O futebol capixaba comemora uma ótima notícia neste fim de ano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional das Federações 2022, com a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) permanecendo na 22ª posição.

Com isso, as duas vagas na Copa do Brasil seguem garantidas. O futebol capixaba passou a ter a segunda vaga em 2021, após a FES chegar à 22ª colocação.

No ranking atual, a FES soma 2.168 pontos, 280 a mais em relação à Federação Roraimense de Futebol, 23ª colocada, e 522 pontos atrás da Federação de Futebol do Distrito Federal, que está na 24ª posição.

Em 2021, o futebol capixaba avançou de fase na Copa do Brasil mais uma vez, com Rio Branco eliminando o Sampaio Corrêa-MA, com vitória por 2 a 1 no Kleber Andrade.

O Ranking Nacional das Federações, da CBF, é estabelecido por meio de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais, considerando os últimos cinco anos, com pesos maiores para os anos mais recentes.

“Tivemos bons resultados em campo no que tange às competições nacionais. Não fomos bem na Série D e a gente tem que corrigir isso, mas conseguimos novamente passar de fase na Copa do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo”, comemorou o presidente da FES, Gustavo Vieira.

“A gente conseguiu se consolidar dentro das federações que detém duas vagas na Copa do Brasil, que modificou por completo nosso calendário de forma positiva, conseguimos também consolidar a segunda vaga na Série D, lembrando que os piores ranqueados não têm mais a segunda vaga e o Espírito Santo detêm a segunda vaga”, conclui Gustavo.

Ranking Nacional de Clubes 2022

A CBF também divulgou o Ranking Nacional de Clubes 2022. O Rio Branco AC, que passou da primeira fase da Copa do Brasil em 2021, é o melhor time capixaba no levantamento, ocupando a 114ª posição juntamente com o Retrô/PE, com 505 pontos. O Vitória FC vem logo atrás, na 116ª colocação com 487 pontos, e o Rio Branco FC, de Venda Nova, é o terceiro melhor clube capixaba no ranking, no 131º lugar com 380 pontos.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia