Estadual Sub-20 começa no fim de semana e clubes comemoram retorno da competição

1 de setembro de 2021

Após uma temporada sem disputa em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Estadual Sub-20 está de volta no próximo fim de semana. Os clubes comemoram o retorno da principal competição estadual da categoria, que teve o Serra como o último campeão, em 2019.

O Campeonato Estadual Sub-20 2021 tem 14 equipes na disputa, divididas em Chave Norte e Chave Sul. A primeira fase tem turno único e os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, que será disputada em jogos de ida e volta. As semifinais também serão decididas em dois jogos. Já a final será em jogo único, prevista para o dia 20 de novembro.

Três jogos acontecem no sábado (04), às 15h: G.E.L. x Forte F.C. (Gil Bernardes), Real Noroeste x Aster Brasil (José Olímpio da Rocha) e Atlético Itapemirim x Rio Branco F.C. (José Olívio Soares). No domingo (05), no mesmo horário, tem o clássico entre Rio Branco A.C. e Vitória, no Campo do Brisamar, em Vila Velha.

Na segunda-feira (06), também às 15h, o S.C. Brasil Capixaba recebe o S.C. Capixaba, no Campo do Taquara 2, na Serra. Por solicitação do clube mandante, o último jogo da rodada acontece no próximo dia 15, entre Porto Vitória e CTE Colatina, na Estiva, na Serra, às 15h.

O campeão e o vice-campeão do Campeonato Estadual Sub-20 2021 poderão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, a depender do convite da Federação Paulista de Futebol.

“O retorno do Campeonato Estadual Sub-20 é de extrema importância aos clubes, pois, após um longo período sem atividades e competições nas categorias de base, a categoria tem ainda mais importância, uma vez que a maioria dos Clubes tem pretensões de utilizar jogadores sub-20 no time profissional e as competições são essenciais não só para o desenvolvimento dos atletas, como também para a análise do rendimento para integração ao time profissional”, comemora o presidente do Rio Branco Futebol Clube, de Venda Nova, Erivelto Uliana.

“Esse retorno dos campeonatos juniores é importante, pois a paralisação fez com que os atletas mais novos, sem idade para o profissional, ficassem sem competir, atrapalhando o desenvolvimento do atleta e também do suporte às equipes profissionais. Por isso, é importante que essas competições da FES aconteçam, dando condições de colocar atletas promissores em ação e que futuramente possam ser integrados aos profissionais”, afirma o superintendente de futebol do Rio Branco, Douglas Pimenta.

O pagamento da arbitragem que atuará no Campeonato Estadual Sub 20 ocorrerá através do Termo de Fomento firmado com o Ministério da Cidadania nº 905147, através da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, oriundo de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Sérgio Vidigal.

Confira os jogos da primeira rodada:

Sábado (04/09/2021):

G.E.L. x Forte F.C. – 15h – Gil Bernardes – Chave Norte
Real Noroeste x Aster Brasil – 15h – José Olimpio da Rocha – Chave Norte
Atlético Itapemirim x Rio Branco F.C. – José Olívio Soares – Chave Sul

Domingo (05/09/21):

Rio Branco A.C. x Vitória – 15h – Campo do Brisamar – Chave Sul

Segunda-feira (06/09/21):

S.C. Brasil Capixaba x S.C. Capixaba – 15h – Campo do Taquara – Chave Sul

Quarta-feira (15/09/21):

Porto Vitória x CTE Colatina – 15h – Estiva – Chave Norte

Acesse a tabela do Campeonato Estadual Sub-20


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória