Com presença de clubes filiados, workshop promovido pela FES debateu lei sobre Sociedade Anônima do Futebol

28 de setembro de 2021

Foto: Assessoria FES

Promovido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), o Workshop A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Contexto Atual Brasileiro debateu a nova Lei 14.193/21, na tarde desta segunda-feira (27). O texto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 09 de agosto e também é conhecido como lei do clube-empresa.

Representantes de Desportiva Ferroviária, Vilavelhense, Real Noroeste, Vitória, Forte Rio Bananal, Sport Clube Brasil Capixaba, Nova Venécia e Vila Nova estiveram entre outros os presentes no evento no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, além de integrantes da FES, jornalistas e empresários.

Os palestrantes foram o diretor jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Luiz Felipe Guimarães Santoro, o especialista em Direito Societário e Desportivo, Vantuil Gonçalves Jr, e o vice-presidente da Comissão Especial de Direito de Jogos Esportivos, Lotéricos e Entretenimento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Trengrouse.  

“É uma lei recém aprovada. Então estivemos aqui reunidos para esclarecer eventuais dúvidas, ver as vantagens e desvantagens de transformação em um modelo empresarial de clube, e trouxemos três especialistas”, explicou o presidente da FES, Gustavo Vieira, que fez a abertura do evento.

Vantuil falou sobre o avanço da legislação: “O Brasil está dando um passo para se estabelecer como a grande maioria dos clubes do mundo, principalmente da Europa, com a profissionalização do futebol. Ou seja, uma grande oportunidade para os clubes profissionalizarem a sua estrutura e assim atrair mais investimento, aumentar a forma de captação de investimento”.

Diretor jurídico da CBF, Santoro elogiou a iniciativa da FES de promover o encontro: “Esse workshop vem em um momento muito oportuno para o futebol capixaba, tendo em vista a aprovação da lei da sociedade anônima do futebol. Não tenha dúvidas que vai ser um marco legal muito importante para aqueles clubes que queiram buscar investidores para o prosseguimento das suas atividades neste momento tão complicado financeiramente que os clubes vêm atravessando em razão da pandemia”.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 11
Campo do AERT, Serra

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
Robertão, Serra

Copa ES Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha