Com presença de clubes filiados, workshop promovido pela FES debateu lei sobre Sociedade Anônima do Futebol

28 de setembro de 2021

Foto: Assessoria FES

Promovido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), o Workshop A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Contexto Atual Brasileiro debateu a nova Lei 14.193/21, na tarde desta segunda-feira (27). O texto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 09 de agosto e também é conhecido como lei do clube-empresa.

Representantes de Desportiva Ferroviária, Vilavelhense, Real Noroeste, Vitória, Forte Rio Bananal, Sport Clube Brasil Capixaba, Nova Venécia e Vila Nova estiveram entre outros os presentes no evento no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, além de integrantes da FES, jornalistas e empresários.

Os palestrantes foram o diretor jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Luiz Felipe Guimarães Santoro, o especialista em Direito Societário e Desportivo, Vantuil Gonçalves Jr, e o vice-presidente da Comissão Especial de Direito de Jogos Esportivos, Lotéricos e Entretenimento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Trengrouse.  

“É uma lei recém aprovada. Então estivemos aqui reunidos para esclarecer eventuais dúvidas, ver as vantagens e desvantagens de transformação em um modelo empresarial de clube, e trouxemos três especialistas”, explicou o presidente da FES, Gustavo Vieira, que fez a abertura do evento.

Vantuil falou sobre o avanço da legislação: “O Brasil está dando um passo para se estabelecer como a grande maioria dos clubes do mundo, principalmente da Europa, com a profissionalização do futebol. Ou seja, uma grande oportunidade para os clubes profissionalizarem a sua estrutura e assim atrair mais investimento, aumentar a forma de captação de investimento”.

Diretor jurídico da CBF, Santoro elogiou a iniciativa da FES de promover o encontro: “Esse workshop vem em um momento muito oportuno para o futebol capixaba, tendo em vista a aprovação da lei da sociedade anônima do futebol. Não tenha dúvidas que vai ser um marco legal muito importante para aqueles clubes que queiram buscar investidores para o prosseguimento das suas atividades neste momento tão complicado financeiramente que os clubes vêm atravessando em razão da pandemia”.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória