Árbitros Capixabas se preparam para atuarem no VAR

9 de abril de 2019

Desde o mês de março três árbitros capixabas foram convocados pela CBF para participarem do IV curso de capacitação para o uso do VAR.

Em turmas separadas, o primeiro a iniciar o curso foi Fabiano Ramires. Segundo ele, o treinamento dará oportunidades de fazer o futebol capixaba crescer ainda mais. “O treinamento foi bem puxado, mas muito proveitoso. Vai permitir eliminar erros claros e incidentes graves. Num futuro breve, o VAR estará em muitos campeonatos pelo Brasil, inclusive no Espírito Santo. O futuro é a tecnologia auxiliando o futebol e o esporte”, disse Ramires.

O segundo árbitro a participar do curso foi Dyorgines Padovani, e de acordo com ele, foi montado no curso um aparato com equipamentos de “primeiro mundo” para que o grupo pudesse trabalhar com o protocolo da VAR.

“Cada turma ficou imersa em estudos intensos por nove dias. Conhecemos todos os equipamento que vamos trabalhar, tivemos aulas com as telas de vídeos e suas tecnologias, replay, aprendemos como buscar a melhor câmera, como trabalhar a comunicação do árbitro de vídeo e o árbitro que está dentro de campo, além de uma série de regras que constam no protocolo.

Os dois últimos representantes da FES que integram a turma do VAR retornarão ao Espírito Santo na próxima semana. O árbitro Vanderson Zanotti e o ex- árbitro capixaba e Coordenador da Escola de Arbitragem Gabino Rios, Marcos André Gomes, convocado para atuar como supervisor do VAR e será responsável por fiscalizar que o protocolo está sendo cumprido pela equipe.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia