FES firma parceria com a UFES para traçar perfil físico e psicológico dos árbitros capixabas

4 de outubro de 2016

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), através de sua Comissão de Arbitragem, realiza neste mês de outubro, o trabalho de pesquisa que constituirá na análise dos perfis antropométricos, cardiológico, Vo²máx (capacidade cardiorrespiratória), bioquímico e perfil psicológico de estados de humor da Arbitragem Capixaba.

A pesquisa rerá realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O NUPEM tem por finalidade de atuar na área da Bioquímica, da Fisiologia Geral, da Fisiologia do Exercício, do Treinamento Esportivo, da Biomecânica.

O trabalho tem por objetivo avaliar os Árbitros e Árbitros Assistentes capixabas integrantes da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (RENAF/CBF) – a elite da arbitragem capixaba, visando os preparativos para os trabalhos da Pré-temporada que acontece em dezembro de 2016 e janeiro de 2017, objetivando a temporada de 2017.

As coletas de dados para as análises serão realizadas no NUPEM/UFES, nos dias – 04, 06, 07, 11, 13, 14 de outubro de 2016, das 8h às 12h, com a presença dos professores do NUPEM, por um médico cardiologista e de um técnico de enfermagem.

Estudo

O estudo que está sendo realizado pelo aluno do Curso de Educação Física da UFES e Árbitro do Quadro Nacional, Carlos Depizzol, sob a supervisão e orientação do Professor Doutor André Soares Leopoldo, visa a definição do perfil antropométrico por meio do protocolo com sete dobras cutâneas (subescapular, tríceps, peitoral, axilar média, abdômen, suprailíaca e coxa), segundo Siri & Pollock; bioquímico através de análise sanguínea e cardiovascular por meio de eletrocardiograma de esforço e teste de VO² max e o POMS que avaliará o estado de humor da arbitragem em testes que serão aplicados durante as partidas em que os avaliados estiverem escalados.

Todos os testes acontecerão de forma gratuita e os resultados dos dados obtidos serão fornecidos à Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf/ES), através do Preparador Físico Professor Luiz Carlos Salvadeu, e serão utilizados para montagem dos trabalhos de Preparação Física com vistas à temporada de 2017.

foto-04-10-16-09-32-15


Próximos jogos

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 11
Campo do AERT, Serra

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Robertão, Serra

Copa ES Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Copa ES Sub 17
Campo do AERT, Serra