Real Noroeste é o primeiro clube do Estado a receber o Certificado de Clube Formador

14 de dezembro de 2015

A Diretoria de Registro e Transferência da CBF divulgou a lista de clubes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores a partir de 14 anos, com a proteção da lei. São emitidos dois tipos de certificado, o de categoria A com validade de dois anos, e o B de um ano.

O primeiro clube capixaba a receber o certificado é o Real Noroeste Capixaba, sediado no Município de Água Branca, Região Noroeste do Espírito Santo. O certificado foi entregue nesta tarde (14) na sede da FES pelo presidente, Marcus Vicente ao presidente do Real Noroeste, Flaris da Rocha, em sua primeira visita oficial à Federação de Futebol do Espírito Santo com a presença das ligas, clubes filiados, membros do Tribunal de Justiça Desportiva e o quadro nacional de arbitragem.

De acordo com o membro da Diretoria Jurídica da CBF, Amilar Fernandes, basicamente são três as vantagens de ser clube formador. “Ele pode firmar contrato de formação desportiva a partir dos 14 anos com seus atletas. Os atletas a partir dos 14 anos poderão ser vinculados ao clube, o que hoje é possível na condição de não profissional mas sem qualquer tipo de contrato, ou seja, o clube não tem qualquer garantia sobre aquele jogador, que pode ir embora a hora que quiser sem pagar nada para o clube. Além disso, o clube tem preferência na assinatura do primeiro contrato profissional e na primeira renovação. Então o jogador pode iniciar aos 14 anos podendo ficar por uns 10 anos no clube sem qualquer tipo de prejuízo e o clube ser indenizado caso não tenha direito a esse tempo todo.”

Considerando que a certificação existe pela CBF desde 2012, o número de clubes que possui o certificado é considerado baixo, está próximo de 50, mas o importante é que através de uma assessoria jurídica, os clubes busquem a sua certificação.

Clique aqui para consultar a página com as atualizações.


Próximos jogos

Copa ES Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 15
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 17
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Copa ES Sub 17
Campo do AERT, Serra

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Paul, Vila Velha