O Clube Atlético Itapemirim, também conhecido como Galo da Vila ou apenas Itapemirim, é um time de futebol profissional da cidade de Itapemirim, sul do estado. Foi fundado em 5 de dezembro de 1965 por mineiros, em sua maioria torcedores do Atlético Mineiro, que vieram trabalhar na nova sede do Banco do Brasil e pelo carioca e botafoguense José Olívio Soares.
O time já teve dois escudos. O escudo atual é a segunda versão oriundo de uma atualização do primeiro. Atualmente é idêntico ao escudo do Atlético Mineiro, que foi uma das inspirações para a criação do time capixaba. Na época da fundação, José Olívio queria que o escudo fosse igual ao do Botafogo, contudo os mineiros eram maioria e exigiram que fosse igual ao time de Minas Gerais. Em homenagem ao time carioca ficaram as cores preto e branco.
O time possui um estádio que também fica localizado em Itapemirim e leva o nome de um dos fundadores, José Olívio Soares. Atualmente possui capacidade para 2 mil pessoas.Apesar de ter surgido em meados da década de 1960, o time só se tornou profissional em 2011. Durante esse tempo o time conquistou vários títulos como futebol amador.
Dentre os títulos do Galo da Vila estão o Campeonato Capixaba de 2017. O Atlético empatou com o Doze Futebol Clube por 2 a 2 no jogo de ida. O primeiro gol foi contra, marcado por Marcone e o segundo foi fruto de um pênalti de Wendell. No jogo de volta o Itapemirim venceu de 2 a 1 do Doze. Os gols do Galo foram marcados por Marcos Felipe e Wendell.
A Copa Espírito Santo também foi conquistada em 2017. O título foi conquistado nos pênaltis no jogo de volta contra o Espírito Santo. O Itapemirim venceu de 5 a 3.
Dentre as competições nacionais, o clube participou da Copa Verde. Ficou em segundo lugar enquanto o Paysandu, do Pará, ficou em primeiro lugar.