O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Correa da Silva, publicou nesta terça-feira (10), a lista com os nomes dos árbitros promovidos às categorias de Aspirante FIFA e que agora poderão atuar nas competições coordenadas pela CBF. Nela, dois capixabas ganham destaque, o Árbitro Felipe Varejão, de Vitória – ES e o Assistente Vanderson Zanotti, de João Neiva – ES.
Em 2007, o árbitro Felipe Varejão ingressou no quadro da arbitragem do Espírito Santo e em 2010 no quadro da CBF. Acumula em seu currículo duas finais de Capixabão, Copa do Brasil (Tombense/MG x Fluminense), final Copa do Brasil Sub 20 (Atlético MG x Vitória BA 2012), Brasileiro Série A 2014 (Corinthians x Chapecoense), Série B 2014 (Vasco x Bragantino), Copa do Brasil 2015 (Bahia x Nacional) e outras quatro atuações como árbitro adicional e árbitro assistente adicional. Varejão credita a sua promoção ao apoio que recebeu dos incentivadores e à superação.
– Recebo com grande felicidade essa notícia. Sinto-me honrado em fazer parte do quadro de árbitros da FES, CBF, e, agora, após anos de dedicação e superação, ser Aspirante-FIFA. Agradeço àqueles que me apoiaram, incentivaram e ensinaram a seguir nesse caminho que exige disciplina, perseverança e amor à arbitragem. Mais do que nunca estou determinado, focado em atuar com excelência e ética.
Outro destaque na lista da CBF é o árbitro assistente, Vanderson Zanotti que acumula 140 jogos no Estado e 109 pela CBF. Seu primeiro trabalho profissional foi Copa Espirito Santo de 2008 na partida entre Caxias e Estrela do Norte, e o ultimo foi na final do Campeonato Capixaba Centenário, entre Desportiva e Espírito Santo, realizado no último sábado. Pela CBF, atuou no Campeonato Brasileiro Série D, na partida entre Rio Branco-ES e Fluminense de Feira – BA, e o ultimo pela Copa do Brasil no jogo entre Ferroviária-SP e Fluminense-RJ.
Vanderson fez questão de ressaltar a sua perseverança e de agradecer àqueles que sempre o apoiou.
– Fiquei imensamente feliz com a indicação ao posto a aspirante a FIFA, onde poucos têm a oportunidade de chegar. Foi com grande luta e perseverança que fui congratulado, sempre me dedicando primeiramente a minha federação (FES), desde 2002, e depois a Confederação Brasileira de Futebol, desde 2008.
– Sempre busquei me empenhar o máximo e adquirir em cada atuação a experiência necessária para meu melhoramento profissional. Espero com essa nova etapa como aspirante a FIFA eu continue honrando a todos que acreditam em meu trabalho. Gostaria de deixar o meu agradecimento ao ex-presidente Marcus Vicente, ao atual presidente Gustavo Vieira, e ao presidente da comissão de arbitragem Túlio Thiebaut que sempre apoiaram e investiram na arbitragem capixaba. Também não posso esquecer nunca do apoio dos meus familiares e a bênção de Deus, pois neles encontro todos os pilares necessários para minha jornada da arbitragem.