A segunda reunião do Conselho Arbitral da Série A presidida pelo presidente Gustavo Vieira, e os dois vice-presidentes Geovani Silva e Julio Peixoto, contou com a presença dos 10 representantes dos clubes que irão participar do Campeonato Estadual Série A de 2019. Na ocasião, os presidentes votaram pelo novo formato da competição que será válida por dois anos.
Foram apresentadas pelo presidente Gustavo Vieira, quatro propostas de forma de disputa para o Campeonato de 2019 e 2020, e duas propostas enviadas pelo Editor do Globoesporte.com, Sidney Magno Novo, para apreciação dos clubes.
Na proposta aprovada, na primeira fase, todos os 10 times se enfrentam em turno único em nove jogos, e os oito melhores classificados avançam para as quartas de final. Foi definido em sorteio que Estrela do Norte, Rio Branco, Vitória, Serra e Tupy terão cinco jogos como mandante. Desportiva Ferroviária, Real Noroeste, Rio Branco VN, Atlético e Espírito Santo terão quatro.
As semifinais e finais do Capixaba 2019 serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados, na primeira fase, serão rebaixados.
Outra proposta apresentada no ultimo Conselho Arbitral pelo Presidente do Tupy, Rogério Pedrini, para que o inicio do Campeonato Estadual Série A de 2019 fosse realizado no segundo semestre de 2019, não foi aprovada, e pela maioria de votos, o Capixabão permanece no primeiro semestre de 2019.
Estiveram presentes os representantes da Desportiva Ferroviária, Vitória, Rio Branco Atlético Clube, Rio Branco Futebol Clube, Estrela do Norte, Serra, Real Noroeste, Itapemirim e Tupy.
De acordo com o Presidente da FES Gustavo Vieira, as datas de início de fim do estadual serão definidas após a divulgação do calendário de competições da CBF.
O campeão garante as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil de 2020.