De 17 a 22 de abril, Vitória, no Espírito Santo, irá sediar através da Federação de Futebol, o Curso Futuro III para Instrutores Técnicos e Instrutores de Preparação Física das 10 Associações Membro que compõem a CONMEBOL, organizado pelo Programa de Assistência à Arbitragem da FIFA e a Comissão de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.
Este tipo de cursos se organiza de forma anual em sedes itinerantes. Nesta ocasião a responsabilidade de abrigar este evento no Continente Sul-Americano recaiu no Brasil, no ano da Copa das Confederações e, um pouco mais para frente, da Copa Mundial da FIFA.
O Curso para Instrutores de Preparação Física contará com 13 participantes, responsáveis da preparação física dos árbitros e árbitros assistentes em seus respectivos países, enquanto que outros 30 participantes, os máximos responsáveis da instrução e formação dos Oficiais de Jogos de Elite em suas Associações, farão parte do Curso para Instrutores Técnicos.
À frente da Organização e Direção Geral deste grande evento, estará o Responsável do Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA, Fernando Tresaco Gracia, enquanto Oscar Julián Ruíz e Jorge Larrionda se encarregarão da Direção do Curso para Instrutores Técnicos, sendo o Curso para Instrutores de Preparação Física liderado pelo Professor de Educação Física, Alejo Pérez Leguizamón, acompanhado pelo Instrutor de Preparação Física, Cristian Rosen.
Nesta ocasião serão expostos os critérios e metodologias de análise de situações de jogo, tratando de ajudar o discernimento fundamentado e consistente dos árbitros; novas ferramentas para o ensino; fortalecimento de critérios de avaliação de Assessores de Árbitros; e, posteriormente, a teoria dará passo ao trabalho de campo onde se deverá desenvolver o que foi aprendido.
Com os Instrutores de Preparação Física, será abordado o último avanço na gestão de preparação, cuidado, conservação e seguimento do preparo físico dos árbitros, até levá-los para o nível Elite, que o esporte atualmente exige.
Para o Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Marcus Vicente, a realização do Futuro III no Estado será um marco importante.
– Será uma participação muito positiva para nossos árbitros. Fomos agraciados em ser a primeira arbitragem a receber as últimas instruções da FIFA. No quesito arbitragem saímos na frente.