Em reunião do Conselho Arbitral realizada nesta tarde (16), na sede da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), os clubes filiados definiram junto à entidade que a Copa Espírito Santo 2017 terá o seu início no dia 29 de julho com a participação de 10 clubes divididos em duas chaves iguais. A reunião foi conduzida pelo presidente Gustavo Vieira e contou com a presença dos representantes do Rio Branco, Desportiva Ferroviária, Linhares, Vitória, Itapemirim, Serra e Brasil Capixaba.
A forma de disputa será a mesma do ano passado. Na primeira fase o clubes serão divididos em duas chaves, todos contra todos em turno e returno, classificando para a segunda fase os dois melhores colocados de cada chave. A segunda fase (semifinal) terá jogos de ida e volta, classificando para a terceira fase os vencedores de cada confronto. A fase final será realizada em jogos de ida e volta, sendo que o vencedor deste confronto será o campeão.
Na primeira fase da competição o estádio deverá ter capacidade mínima de 1 mil pessoas sentadas, na segunda fase duas mil, e fase final, três mil pessoas sentadas.
Ao campeão da Copa Espírito Santo 2017 é garantida a segunda vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018 e também na Copa Verde 2018. A tabela e o regulamento serão publicados no dia 31 de maio.
Iniciativa
Como forma de incentivar crianças e jovens a frequentarem os estádios capixabas, o presidente da FES Gustavo Vieira, sugeriu aos dirigentes dos clubes que sejam realizadas campanhas de doação de ingressos durante a Copa Espírito Santo, e que os mesmos sejam destinados aos alunos das escolas públicas municipais ou estaduais.
Sorteio das chaves
Chave A – Real Noroeste F.C., Rio Branco A.C., Espírito Santo F.C., A.A. São Mateus e Serra F.C.;
Chave B – C.A. Itapemirim, A. Desportiva Ferroviária V.R.D., Linhares F.C., Vitória F.C. e S.C. Brasil Capixaba.