A Comissão de Arbitragem da CBF realiza, em Águas de Lindóia (SP), o Curso para Jovens Árbitros, a iniciativa faz parte do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB).
Representam o Espírito Santo os árbitros assistentes Carlos Eduardo Depizzol e Ramires Cândido. Ambos participam de instruções físicas, técnicas, práticas com situações de jogo e recebem treinamento psicológico com o objetivo de aproximar os critérios aos padrões estabelecidos pela Comissão de Arbitragem da CBF.
O curso que teve início no último dia 11 e encerra no final deste mês, trata-se de um aperfeiçoamento que envolve 40 árbitros, divididos em duas turmas de 20 alunos, da regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre os temas abordados, estão liderança, atitude e a evolução das regras do futebol.
O curso foi aberto pelo membro do Comitê Consultivo do International Football Association Board (IFAB), Manoel Serapião, que ressaltou a importância do programa na formação do jovem árbitro. A cerimônia contou ainda com a presença de integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF.
– Esses trabalhos tem como objetivo lapidar os árbitros considerados promissores e os novatos existentes no quadro da CBF, para que em um futuro bem próximo possamos atuar nos principais jogos do Campeonato Brasileiro, e também colocar em prática o que aprendemos em nosso campeonatos locais. Afirmou Carlos Eduardo Depizzol.