O administrador Gustavo Vieira tomou posse como presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) na manhã desta segunda-feira (27). A cerimônia de transferência de cargo, restrita para ligas e clubes filiados, foi realizada no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Gustavo inicia um mandato de quatro anos e sucede Marcus Vicente, que assumiu no último dia 16 de abril a vice presidência da CBF.
Antes da entregar do cargo, o presidente Marcus Vicente agradeceu a todos que estiveram com ele em seu período de gestão e deixou uma mensagem para Gustavo Vieira, que ele sempre trabalhe regido pela legalidade.
Já o novo presidente, agradeceu ao apoio de todos, e em seu discurso de posse, enfatizou que todos somos sócios quando se trata do Futebol Capixaba. “Temos direitos, mas também temos obrigações”. Citou a responsabilidade da imprensa local e fez pedidos de apoio ao Governo do Estado. Além disso , se comprometeu em fazer uma gestão ética e balizada na transparência e nos regulamentos.
O novo presidente tem em seu currículo experiência acadêmica e profissional na área esportiva. É administrador de empresas, pós- graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Possui o mestrado FIFA Master – o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades europeias de Leicester – Inglaterra, SDA Bocconi – Itália e Neuchatel – Suíça.
Além disso, trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do sistema de gestão da qualidade e certificação ISO 9001.2000; e foi Secretário Executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.
Gustavo Vieira iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi Vice Presidente de Relações Institucionais e Marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como Diretor Executivo. Ele tem 40 anos, é casado e pai de um filho.
Atuação na FES
No período que esteve à frente da diretoria executiva da Federação de Futebol, Vieira foi o gestor de projetos como a operação COPA 2014 – quando o estado recebeu as Delegações de Austrália e Camarões e foi responsável pela elaboração e execução dos projetos de Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte, o que levou a federação capixaba ao posto de única no Brasil a ter um projeto aprovado pelo Ministério.
Ainda na gestão de Marcus Vicente, ele coordenou os períodos de treinamento da Seleção Brasileira SUB 20 no Estado nos anos 2013 e 2014, e neste ano da Seleção Olímpica, incluindo a partida internacional contra a seleção Paraguaia.
Neste período que esteve na diretoria executiva, geriu as edições da Copa Nacional Sub 17, de 2008 a 2014, uma das principais competições do calendário nacional da categoria.