Em reunião realizada nesta tarde, na sede da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), em Vitória, foram definidos os mandos de campo entre a entidade e os representantes dos quatro clubes semifinalistas.
A fase semifinal será disputada pelas quatro equipes melhores classificadas na fase anterior em jogos de ida e volta, classificando para a fase final os clubes vencedores em cada confronto.
No dia 17 o Espírito Santo enfrenta o Real Noroeste, no Estádio Kleber Andrade, às 16 horas, no dia 18 o Rio Branco encara o Serra, às 15 horas no Olímpio Perim. Os jogos de volta acontecem no dia 24, quando o Real Noroeste recebe o Espírito Santo, no José Olímpio da Rocha, às 16 horas, e no dia 25 quando o Serra recebe o Rio Branco, no Robertão, às 15 horas.
A fase final será disputada pelas equipes em partidas de ida e volta, caso as duas associações permaneçam empatadas em número de pontos, sendo o primeiro item para desempate o saldo de gols na fase final, caso ainda persista a igualdade entre as duas equipes, a equipe campeã será a melhor classificada na fase preliminar (1ª Fase).
O estádio deverá ter capacidade minima de cinco mil pessoas sentadas na fase final, conforme Art. 28 do Regulamento Específico da Competição.
Art. 28 – Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e de higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e com laudos expedidos pelo Corpo de Bombeiros, contendo a capacidade de público de 2.000 (duas mil) pessoas sentadas para os jogos da 1ª e 2ª fases, e de 5.000 (cinco mil) pessoas sentadas para as partidas da Fase Final.
O Presidente da FES, Gustavo Vieira informou que a equipe campeã será a representante do Estado no Campeonato Brasileiro Série D de 2019 e também na Copa do Brasil de 2019.
As partidas finais serão realizadas nos dias 31 de março e 07 de abril. Em caso de classificação para a fase final os clubes Espírito Santo e Rio Branco mandarão os seus jogos no Estádio Kleber Andrade. No caso de classificação do Serra e Real Noroeste, os clubes terão até o dia 22 de março para indicar o local onde mandará os seus jogos.
Para que o Real Noroeste F.C. receba a partida da fase final no José Olímpio da Rocha, terá que apresentar o Laudo do Corpo de Bombeiros com capacidade para cinco mil pessoas sentadas.