A Federação
Fundada em 2 de maio de 1917 com a denominação de “Liga Sportiva Espírito Santense ( L.S.E.S.)”. Em 28 de abril de 1938 passou a chamar-se Federação Desportiva Espírito-Santense , sendo esta Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo fundada em 21 de setembro de 1984. É uma associação de direito privado sem fins lucrativos, de caráter desportivo, no ramo do Futebol de Campo.
Atribuições da FES
∙ Dirigir, superintender e incrementar o futebol amador e profissional, por intermédio das Associações e Ligas filiadas;
∙ Promover a realização de campeonatos, torneios e competições de futebol;
∙ Incentivar a cultura física, moral, cívica e intelectual;
∙ Contribuir para o progresso material e técnico das associações filiadas;
∙ Promover atividades de caráter assistencial e filantrópico, sem fins lucrativos.
Visão
Ser referência de gestão esportiva para o Futebol Capixaba.
Missão
Desenvolver o Futebol Capixaba em suas diversas categorias oferecendo espetáculo aos torcedores.
Valores
Transparência.
Sustentabilidade.
Inovação.
Ética.
Responsabilidade social.
Conheça-nos em detalhes
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo possui sede própria, localizada à Rua Barão de Itapemirim, 209 – Ed. Álvares Cabral – 5o andar – Salas 504 a 513 – Centro – Vitória – ES – CEP – 29010-060. A FES é filiada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e mantém contato permanente com as Federações dos demais Estados, principalmente no caso de transferências e empréstimos de atletas profissionais. É de responsabilidade da FES a padronização e confecção dos ingressos dos jogos de seu Calendário oficial.
Todos os clubes profissionais são filiados à FES e seus atletas têm seus contratos registrados na FES e CBF. São poderes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo: Assembléia Geral, Diretoria, Presidência, Conselho Fiscal, Tribunal de Justiça Desportiva, Comissões Disciplinares, Comissão de Arbitragem e Ouvidoria do Futebol .
Firma contratos, Termos de Fomento, concede filiação às Ligas e Associações para os campeonatos e torneios, além de coordenar os trabalhos dos Poderes da FES, tomando qualquer medida administrativa necessária para cumprir o Estatuto.