Sesp, FES e clubes se reuniram para tratar sobre segurança fora dos estádios

30 de janeiro de 2024

Fotos: Henrique Montovanelli

A pedido da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), clubes e órgãos de segurança pública se reuniram na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), na manhã desta terça-feira (30). Em pauta, as recentes brigas entre torcidas fora dos estádios do futebol capixaba.

Além da FES e da SESP, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) e quatro clubes da região metropolitana da Grande Vitória: Desportiva Ferroviária, Serra, Vitória e Rio Branco AC.

O encontro teve o intuito de promover um alinhamento entre as partes, para ajustar procedimentos e adoção de novas estratégias de prevenção de conflitos, além de possíveis punições nas esferas criminal e esportiva para os infratores.

“Foi uma reunião provocada pela própria Federação, em virtude dos acontecimentos infelizes e recentes, de brigas fora dos estádios. Foi para montar um fluxo de trabalho, um fluxo de informações, para prevenir e diminuir riscos, pois temos que de fato tomar medidas mais enérgicas para prevenir esses conflitos fora dos estádios. Estamos alinhando as ações com a SESP, mas a princípio solicitamos um efetivo maior nas saídas dos jogos e vai ter um canal direto com a Polícia Civil para identificação desses torcedores”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Os órgãos de segurança pública pediram a colaboração de todos os envolvidos no futebol capixaba para o compartilhamento de informações e para identificação de infratores. Qualquer pessoa pode realizar denúncias por meio do 181.

“A reunião é importante para alinhar a questão da segurança no entorno dos estádios, que é nossa função da Secretaria de Segurança. Então, foi importante para ter uma visão melhor de como a gente pode melhorar para dar mais segurança a quem vai aos estádios. Foi dado bons encaminhamentos, como tratar a questão investigatória, de abertura de inquéritos, para apurar quem são as pessoas que vão aos estádios para criar tumultos, e deixar a Secretaria aberta para debates e criação de protocolos. É muito importante que as denúncias cheguem, pois só assim é possível fazer abertura de procedimentos. O 181 é o nosso canal, mas claro que a colaboração dos clubes é fundamental”, afirma o Gerente de Operações Integradas, da Subsecretaria de Estado de Comando e Inovação da SESP, coronel Sebastião Biato Filho.

“É necessário identificar os infratores, registrar a ocorrência na delegacia. E nós, com a colaboração dos clubes, vamos instaurar o procedimento. Em relação à última ocorrência no Kleber Andrade (confronto entre torcidas da Desportiva Ferroviária e do Rio Branco AC), já faremos de imediato essa investigação para identificação e, desta forma, poder prosseguir com este procedimento nos próximos jogos”, disse a Delegada Andreia Maria Pereira dos Santos, da superintendência de Polícia Regional Metropolitana, da Polícia Civil.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 11 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Feminino - Final
Estádio Humberto Scaramussa, Vargem Alta

Copa ES - 2ª Fase
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 13 - Semifinal
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 11 - Semifinal
Gil Bernardes, Vila Velha

Copa ES - 2ª Fase
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Sub 13 - Semifinal
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante