FES publica tabela e regulamento da Copa ES 2021

14 de julho de 2021

O Departamento de Competições da FES divulgou na tarde desta quarta-feira (14), a tabela e o regulamento da Copa Espírito Santo 2021.

A competição contará com participação de 16 clubes, sendo sete equipes da Série A e nove equipes da Série B, com exceção do Castelo.

Com duração de dois meses e meio, o seu início está marcado para o dia 11 de setembro, um fim de semana após o término do Campeonato Estadual Série B e também da primeira fase do Brasileiro Série D. Desta forma, os times da Série B e também os dois Rio Branco que atualmente representam o Estado na competição nacional, terão mais tranquilidade para participarem. A partida final está prevista para ocorrer no dia 27 de novembro.

Os jogos serão realizados sempre aos finais de semana e a partida final será em jogo único, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Por se tratar de uma Copa, não há rebaixamento e nem obrigatoriedade de repetir o regulamento do ano anterior, em 2021.

Forma de disputa

Dois grupos compostos por oito clubes, definidos através de sorteio,  disputarão a primeira fase em turno único. Passam 4 clubes para as quartas de final. Os vencedores dos confrontos da fase anterior avançam para a fase semifinal e afinal será realizada em jogo único.

De acordo com o presidente da FES, Gustavo Vieira, a entidade arcará com as despesas referentes às taxas de arbitragem, quadro móvel e com os testes Covid-19 da competição, assim como ocorreu nas Séries A e B.

Vagas em competições nacionais 

O campeão da Copa ES tem vaga garantida em três competições nacionais, em 2022. Na fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, Copa Verde e Copa do Brasil. Nesta competição, também não há impedimento de um clube da Série B se classificar para competições nacionais. O que vale é a competição classificatória e a validação da CBF.

Grupos

Chave A

Rio Branco F.C.
G.E.L.
Rio Branco A.C.
Vilavelhense F.C.
Pinheiros F.C.
Porto Vitória F.C.
C.T.E. Colatina / Espírito Santo S.E.
Nova Venécia F.C.

Chave B

A. Desportiva Ferroviária V.R.D.
Real Noroeste F.C.
Aster Brasil F.C.
Serra F.C.
Forte F.C. / S.E.R. Castelense
C.A. Itapemirim
S.C. Capixaba
S.C. Brasil Capixaba

Tabela

TABELA COPA ES 2021

Regulamento

REGULAMENTO COPA ES 2021

Próximos jogos

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
Robertão, Serra

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica