Santa Casa atende atletas profissionais e amadores em Vitória
Doutor Bernardo Terra
Foto: Arquivo pessoal
O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória está oferecendo atendimento a atletas profissionais e amadores para tratamento de lesões. O grupo do Trauma do Esporte – Medicina Esportiva está recebendo pessoas que praticam esporte por profissão e também por opção pessoal para cuidados com a saúde. O atendimento é feito às quintas-feiras, a partir das 7h.
O médico Bernardo Terra explica como encontrou esse caminho para atender a demanda. “Surgiu de um sonho antigo do departamento de Ortopedia da instituição (Santa Casa), justamente porque já existe nos grandes centros do Brasil, e aqui no Estado tínhamos essa carência no SUS”, conta Bernardo Terra, que é membro do grupo.
“A gente sabe que quem cuida de atleta muitas vezes têm um olhar diferente sobre as lesões. A gente tem que entender além do esporte, entender o gesto esportivo, a posição que o atleta ocupa, se é profissional ou se não é, se está em temporada, ou se não está, então, tudo isso influencia no tratamento”, completou.
Para receber o atendimento, é necessário estar com RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. “A técnica que a gente utiliza para tratar, eventualmente uma cirurgia, difere de uma população normal. A gente sabe que a demanda do atleta é diferente. O principal objetivo é tratar os atletas, tratar as lesões decorrentes do esporte de atletas amadores e profissionais”, afirmou.
O médico Bernado Terra já planeja um atendimento diferenciado. “Em breve, queremos fazer uma assistência integral a essa população, seja na prevenção à saúde, e também no tratamento das lesões, onde vamos envolver endocrinologista, nutricionista, cardiologista, fisiologista, todas as áreas para assistirmos os atletas de forma eficaz”, explicou.