FES encerra, nesta sexta-feira, o primeiro ano de Encontros da Atividade Continuada da arbitragem capixaba com programação especial
Após nove meses de estudos, a Escola de Arbitragem Gabino Rios realiza nesta nesta sexta-feira (22), o último Encontro da Atividade Continuada da arbitragem capixaba.
A programação terá início às 15 horas, no campo da Estiva, na Serra, com a avaliação antropométrica dos árbitros e assistentes do Quadro da CBF, seguido de Teste Físico Complementar e a habitual avaliação teórica.
Para fechar o último encontro do ano, haverá uma programação especial, no início da noite, quando os 47 alunos terão a palestra sobre”Pilar Mental” com a Psicóloga da Comissão de Arbitragem da CBF, Dra. Marta Magalhães de Sousa, que tem a tarefa de trabalhar com os árbitros de futebol do Brasil. É psicóloga desde 1986, especialista em clínica escolar esportiva, responsável pela Arbitragem de Futebol desde 2004, e na CBF desde 2007.
Psicóloga da Arbitragem da CBF, Dra. Marta Magalhães de Sousa.
É membro do Departamento de Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae. PUC São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), além de Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora de Estudos.Escolar. Atualmente atua na área clínica da CBF com a arbitragem,
Atividade Continuada
Da direita para esquerda, o Presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Wilson Marcelino,
o Presidente da FES, Gustavo Vieira, o Instrutor Marcos André Gomes e
o Secretário da Comissão de Arbitragem, Carlos Eduardo Depizzol.
Em março, o novo projeto de capacitação foi criado para ampliar o conhecimento técnico da arbitragem capixaba. Ao todo foram realizados 9 encontros mensais que permitiram a capacitação técnica de 47 árbitros e 3 instrutores de arbitragem que atuaram na Copa Espírito Santo 2019.
Coordenado pelo instrutor de arbitragem da FES, Marcos André Gomes, o encontro da Escola de Arbitragem Gabino Rios foi incorporado ao calendário anual da Comissão de Arbitragem, e durante este período, os alunos receberam instruções sobre as alterações nas regras do futebol divulgadas pela IFAB, participaram de analises e debates através dos videos das transmissões dos jogos do Capixabão 2019, Copa Espírito Santo e outros jogos nacionais. A cada encontro foram aplicadas provas relacionadas às regras do jogo.
De acordo com o instrutor, Marcos André, a Atividade Continuada de Estudos das Regras do Jogo atingiu plenamente os objetivos traçados para 2019.
– Inicialmente, o intuito era resgatar a essência do conhecimento das regras do jogo àqueles que possuem a responsabilidade de fazer cumprir a norma, bem como desenvolver um senso crítico em relação a atuação das equipes de arbitragem, de forma a melhorar a qualidade de um dos pilares básicos inerentes ao arbitro de futebol – Pilar Técnico. Atualmente, 90% do quadro de arbitragem da FES encontra-se com medias superiores àquelas estabelecidas pela CBF, elevando a qualidade dos nosso quadro de arbitragem.
Isso só foi possível pelo alto investimento efetuado pela FES, na pessoa de seu presidente, Gustavo Vieira, que acreditou no projeto e hoje pode verificar sensível melhora nas arbitragens dos jogos.
Há muito trabalho pela frente, mas temos a certeza que a cada encontro crescemos mais ainda em busca da excelência. Avaliou Marcos André.