FES encerra, nesta sexta-feira, o primeiro ano de Encontros da Atividade Continuada da arbitragem capixaba com programação especial

22 de novembro de 2019

Após nove meses de estudos, a Escola de Arbitragem Gabino Rios realiza nesta nesta sexta-feira (22), o último Encontro da Atividade Continuada da arbitragem capixaba.

A programação terá início às 15 horas, no campo da Estiva, na Serra, com a avaliação antropométrica dos árbitros e assistentes do Quadro da CBF, seguido de Teste Físico Complementar e a habitual avaliação teórica.

Para fechar o último encontro do ano, haverá uma programação especial, no início da noite, quando os 47 alunos terão a palestra sobre”Pilar Mental” com a Psicóloga da Comissão de Arbitragem da CBF, Dra. Marta Magalhães de Sousa, que tem a tarefa de trabalhar com os árbitros de futebol do Brasil. É psicóloga desde 1986, especialista em clínica escolar esportiva, responsável pela Arbitragem de Futebol desde 2004, e na CBF desde 2007. 

Psicóloga da Arbitragem da CBF, Dra. Marta Magalhães de Sousa.

É membro do Departamento de Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae. PUC São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), além de Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora de Estudos.Escolar. Atualmente atua na área clínica da CBF com a arbitragem,

Atividade Continuada

Da direita para esquerda, o Presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Wilson Marcelino,
o Presidente da FES, Gustavo Vieira, o Instrutor Marcos André Gomes e
o Secretário da Comissão de Arbitragem, Carlos Eduardo Depizzol.

Em março, o novo projeto de capacitação foi criado para ampliar o conhecimento técnico da arbitragem capixaba. Ao todo foram realizados 9 encontros mensais que permitiram a capacitação técnica de 47  árbitros e 3 instrutores de arbitragem que atuaram na Copa Espírito Santo 2019.

Coordenado pelo instrutor de arbitragem da FES,  Marcos André Gomes, o encontro da Escola de Arbitragem Gabino Rios foi incorporado ao calendário anual da Comissão de Arbitragem, e durante este período, os alunos  receberam instruções sobre as alterações nas regras do futebol divulgadas pela IFAB,  participaram de analises e debates através dos videos das transmissões dos jogos do Capixabão 2019, Copa Espírito Santo e outros jogos nacionais. A cada encontro  foram  aplicadas provas relacionadas às regras do jogo.

De acordo com o instrutor,  Marcos André, a Atividade Continuada de Estudos das Regras do Jogo atingiu plenamente os objetivos traçados para 2019.

– Inicialmente, o intuito era resgatar a essência do conhecimento das regras do jogo àqueles que possuem a responsabilidade de fazer cumprir a norma, bem como desenvolver um senso crítico em relação a atuação das equipes de arbitragem, de forma a melhorar a qualidade de um dos pilares básicos inerentes ao arbitro de futebol – Pilar Técnico. Atualmente, 90% do quadro de arbitragem da FES encontra-se com medias superiores àquelas estabelecidas pela CBF, elevando a qualidade dos nosso quadro de arbitragem.
Isso só foi possível pelo alto investimento efetuado pela FES, na pessoa de seu presidente, Gustavo Vieira, que acreditou no projeto e hoje pode verificar sensível melhora nas arbitragens dos jogos.
Há muito trabalho pela frente, mas temos a certeza que a cada encontro crescemos mais ainda em busca da excelência. Avaliou Marcos André.

 

 

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória