Fifa e COL fazem vistoria no Kleber Andrade e possíveis Centros de Treinamento para Mundial

19 de julho de 2019

A comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Copa do Mundo de Futebol Sub 17 esteve no Estádio Estadual Kleber José de Andrade, em Cariacica, nesta quinta-feira (18) para analisar as condições da praça esportiva para o evento.

A inspeção foi feita por 45 pessoas, entre membros do Comitê Organizador Local e da Fifa. A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, e o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) Gustavo Vieira.

A visita, que tem como objetivo principal analisar todas as áreas do estádio, foi avaliada como positiva pelo diretor geral da competição, Agberto Guimarães: “Essa segunda visita é para que a gente defina todas as áreas operacionais, os fluxos de entrada e saída e, obviamente, o que precisa ser reformado para atender a competição no nível que a Fifa espera e os atletas merecem. Eu diria que o Kleber Andrade, hoje, esteja 75% pronto para receber o campeonato. O restante são áreas que a gente precisa reformar ou adaptar para atender as necessidades específicas desse campeonato”, frisou.

O secretário de esportes, Júnior Abreu, aprovou a visita e fez questão de ressaltar a importância que a competição terá para o Espírito Santo. “Recebemos diversos elogios do pessoal sobre a estrutura do estádio e as melhorias que estão previstas para os próximos meses. Sabemos que, além da importância para o esporte, a Copa do Mundo Sub 17 vai favorecer também o turismo, economia e dar visibilidade ao nosso Estado durante todo esse período. É um momento histórico para o esporte capixaba!”, disse.

Avaliação dos campos

Além do Kleber Andrade, a comitiva visitou também quatro possíveis Centros de Treinamento que receberão seleções em suas instalações: Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica; Salvador Costa, em Vitória; Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest), em Manguinhos, e Associação Esportiva e Recreativa de Tubarão (Aert), em Bairro de Fátima, ambos na Serra.

“A grande vantagem competitiva do Kleber Andrade é o seu gramado, reconhecido assim por muitos. Além disso, no Kleber Andrade a comitiva está vendo questão de camarote, rede elétrica e outras melhorias. As melhorias nos demais gramados está sendo avaliada e nosso objetivo também é pleitear o máximo de retorno para Vitória e Desportiva, por estarem cedendo suas praças esportivas para o evento”, ressaltou o presidente da Federação de Futebol, Gustavo Vieira.

O gerente geral da competição, Thiago Jannuzzi, também deu detalhes do que está sendo avaliado: “Especialistas em gramado estão fazendo todas às avaliações técnicas da qualidade dos campos para observar a utilização dos mesmos durante a competição. São avaliados todos os detalhes técnicos que formam um campo de futebol, como sistema de drenagem, irrigação, nivelamento e cobertura de grama, níveis de tração, umidade e altura de corte. Depois, baseado nesta análise será emitido um relatório de diagnóstico de cada campo”, pontuou.

Jogos

O Klebão será o único estádio do Sudeste a receber os jogos da Copa. Serão 16 partidas, 12 na fase de grupos, duas nas oitavas e outras duas nas quartas de final. Dentre as seleções que jogarão no Estado estão Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e Holanda. A partida inaugural no estádio será no dia 27 de outubro, domingo, entre Estados Unidos e Senegal.

Confira abaixo a lista dos jogos:

27 de outubro (domingo) – Estados Unidos x Senegal e Japão x Holanda

28 de outubro (segunda-feira) – Espanha x Argentina e Tajiquistão x Camarões

30 de outubro (quarta-feira) – Estados Unidos x Japão e Senegal x Holanda

31 de outubro (quinta-feira) – Espanha x Tajiquistão e Argentina x Camarões

02 de novembro (sábado) – Chile x Coreia do Sul e Senegal x Japão

03 de novembro (domingo) – Argentina x Tajiquistão e Ilhas Salomão x México

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
Complexo Esportivo de Bebedouro, Linhares

Copa ES Sub 17
Estadio Fazendinha, Cachoeiro de Itapemirim

Copa ES Sub 17
José Olívio Soares, Itapemirim

Copa ES - Fase Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES - Fase Final
João Soares de Moura Filho, Pinheiros

Copa ES - Fase Final
Salvador Costa, Vitoria