Presidente da FES tomou posse na sexta-feira (3)

6 de maio de 2019


Entusiasmado e empenhado, Gustavo Vieira deseja entregar melhores resultados para a Federação e filiados.

O atual presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, tomou posse como presidente reeleito da entidade, nesta sexta-feira, dia 3 de maio, junto com a diretoria eleita para o quadriênio 2019-2023, em Vitória/ES.

Diante dos vice-presidentes da CBF, Marcus Vicente e Castellar Netto, o secretário geral da CBF, Walter Feldmann, e governador do Estado Renato Casagrande, Gustavo destacou em seu discurso que permanecerá lutando de todas as formas pelo futebol do estado, e reiterou que o seu compromisso sempre foi e sempre será estar ao lado de seus filiados, dos clubes e ligas, buscando novas conquistas e parcerias para o futebol capixaba.

O presidente da FES também relembrou o primeiro mandato e deu destaque ao trabalho em equipe, planejamento, empenho, dedicação e disciplina que foram determinantes nesse primeiro período e também reconheceu que as “rotas devem ser reajustadas”, e que processos devem ser aperfeiçoados, visando a melhoria contínua nos próximos quatro anos.

O secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldmann, parabenizou a federação capixaba e ressaltou o belo trabalho realizado. “O Gustavo é um exemplo de profissional moderno em gestão, estratégia, visão política e vem fazendo uma administração de sucesso à frente da FES. Esse é o processo de renovação de futebol que queremos para o país”.

O Governador Renato Casagrande enfatizou a importância de novos recursos e empenho do Estado, de apoio ao futebol capixaba e também do destaque na imprensa capixaba. “Estamos prevendo investimentos para finalizar o estádio Kleber Andradee já entramos com o apoio do Banestes na competição, mas é preciso mais envolvimento político e políticas públicas para ajudar o nosso futebol a crescer”, disse.

Gustavo conclamou a todos os presentes por uma mudança de atitude, que apoiem os nossos clubes e dirigentes e reforça que eles empregam milhares de profissionais, e são muitas vezes a única opção de inclusão social e lazer em seus municípios.

A ocasião também foi marcada pela assinatura do ofício para o Espírito Santo receber o Mundial Sub 17 que será enviado à CBF.

O evento também contou com a presença derepresentantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Esportes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vereadores de Vitória, clubes e ligas filiadas à Federação.

Atuação na FES

No período que esteve à frente da diretoria executiva da federação de futebol, Vieira foi o gestor de projetos como a operação Copa 2014, quando o Estado recebeu as delegações de Austrália e Camarões, e foi responsável pela elaboração e execução dos Projetos de Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte, o que levou a entidade ao posto de única no Brasil a ter um projeto aprovado pelo Ministério.

Também coordenou os períodos de treinamento da Seleção Brasileira SUB 20 no Estado em 2013 e 2014, e da Seleção Olímpica, incluindo a partida internacional contra a Seleção Paraguaia.No período que esteve na diretoria executiva, Gustavo geriu as edições da Copa Nacional SUB 17, de 2008 a 2014, uma das principais competições do calendário nacional da categoria.

Trajetória na Gestão Esportiva

Aos 44 anos, Gustavo Vieira tem em seu currículo experiência acadêmica e acumula 18 anos atuando no mercado esportivo, nos mais diversos projetos e entidades. Iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi Vice-Presidente de Relações Institucionais e Marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como Diretor Executivo. Agora reeleito para o segundo mandato na Federação até 2023, Gustavo também foi recentemente foi nomeado Secretário Geral do Sindicato do Futebol.

Administrador de empresas, pós-graduado em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec, Gustavo possui o mestrado FIFA Master, o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades europeias de Leicester (Inglaterra), SdaBocconi(Itália) e Neuchatel (Suíça).

Além disso, já trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação ISO 9001.2000; e foi Secretário Executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.


Próximos jogos

Estadual Sub 15
Campo Normilha da Cunha, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo Normilha da Cunha, Vila Velha

Estadual Sub 15
Campo da Policia Civil – Jardim Carapina, Serra

Estadual Sub 17
Campo da Policia Civil – Jardim Carapina, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica