Comunicado

27 de fevereiro de 2019

A Federação de Futebol do Estado do Espirito Santo (FES) comunica que:

  • Em virtude da impossibilidade de realização de jogos entre os dias 1º a 06 de março (sexta a quarta-feira de Cinzas), período em que a Policia Militar (PM) está empenhada na operação do carnaval em todo o Estado, a sexta rodada do Campeonato Estadual Série A 2019 está sendo realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. A adequação do cronograma de jogos ao da PM ES é fundamental para garantir a segurança dos eventos esportivos e seus públicos.
  • Devido ao grande efetivo da PM empregado no Carnaval de Vitória, não é possível realizar jogos na capital capixaba neste período. Fato que dificulta a elaboração da tabela do Campeonato.
  • Os horários dos jogos são indicados exclusivamente pelos clubes mandantes. A exceção se dá apenas às partidas transmitidas ao vivo pela rede detentora dos direitos de transmissão, quando é necessário respeitar o horário disponível na grade – sábado à tarde.
  • A FES não se opõe a realização de rodadas duplas, mas que para isso aconteça, é necessário primeiramente que os dois clubes mandantes formalizem acordo de divisão da renda.
  • Os jogos do Campeonato Estadual Sub 20 não ocorrem de forma preliminar ao Estadual Série A desde 2015. Desta forma é possível a participação dos clubes da Série B e, consequentemente, de um número maior de atletas em atividade. Outros fatores também foram determinantes para a adoção de tal medida, tais como: o fato de alguns estádios não possuírem sistema de iluminação, o que levaria os jogos do Sub 20 serem realizados às 13h, em uma temperatura muito elevada para a prática esportiva, e a necessidade de maior efetivo da PM para o atendimento de mais jogos.
  • O calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece o período de 20/01/2019 a 21/04/2019 para realização dos Estaduais.
  • O Campeonato estadual Série A, diferentemente do calendário nacional, está em comum acordo com os clubes participantes e é realizado de 31/01/2019 a 27/04/2019, tendo somente 3 (três) rodadas no meio de semana. Já a partir da segunda fase não haverá nenhuma partida no meio de semana, exceto se houver solicitação do clube mandante.

Próximos jogos

Estadual Serie A - Fase Final
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Serie A - Fase Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Serie A - Fase Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Serie A - Fase Final
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Serie B

Estadual Serie A - Fase Final

Estadual Serie A - Fase Final

Estadual Serie B